Pesquisar no site


Dedé & Didi

O ano era 1964, a TUPI de Chateaubriand estava no gosto popular, e la aconteceria um encontro histórico!

O grande responsavel por este grande encontro foi o comediante "Arnoud Rodrigues" que conheceu o ja consagrado "Dedé Santana" para atuar na TUPI em programas humoristicos. Dedé foi apresentado ao recem-chegado do "Ceara", Renato Aragão que naquele tempo ja era o famoso "Didi Mocó".

Renato era muito conhecido em sua região, mas no Rio e São Paulo ainda não havia se destacado. E por este motivo que Arnoud apresentou Dedé a Didi, que ja era muito conhecido no teatro e radio.Uma curiosidade é que dias antes Renato e Arnoud haviam visto Dedé atuando e ficaram muito admirado com toda a sua versatilidade no palco.

Renato ja possuia um quadro dentro do programa "A-E-I-O-URCA" na própria TUPI e após conhecer o seu futuro companheiro, o apresentou seus roteiros para a analise de Dedé referente ao convite.

Dedé leu e ficou muito entusiasmado com o que leu e assim surge a maior dupla de todos os tempos!!

Dedé e Didi ganharam um novo programa com o Titulo "Manda Brasa" ao qual interpretavam dois irmãos residentes de uma favela do rio. A formula da dupla deu tão certo, que logo conquistou o publico e o quadro da dupla virou a sensação da Tv no Brasil. No ano seguinte se transferiram para a maior emissora do Brasil naquela época, TV EXCELSIOR, e la fizeram o programa "Um, Dois, Feijão com arroz" sob a direção de Wilton Franco, que na verdade era a mesma formula do programa que faziam na TUPI "Os Legionarios" (Que mais tarde se tornou o quadro "Quartel" no programa Os Trapalhões sob o comando de Sargento Pincel). Com o enorme sucesso da dupla, Dedé e Didi realizaram seu primeiro filme intitulado de "Na onda do ie-ie-ie", onde atuaram com grandes nomes da musica "teen" dos anos 60. No mesmo ano estrelavam o programa "Adoraveis Trapalhões" sob a criação de Wilton Franco. O programa trazia em sua primeira formação astros consagrados como: Ivon Cury, Roberto Guilherme, Ted Boy Marino, Wanderley Cardoso e Vanuza.

Ainda nos anos 60, a dupla se desdobravam em programas, participações em filmes e shows por todo pais. A segunda fase da dupla, foi marcada pelo cinema, onde realizaram grandes paródias aos contos infantis como: Alibaba e os 40 Ladrões, Aladim, Robim Hood entre outros sucessos que os acompanharam até os anos 90.

A dupla se tornou fenomeno no cinema e o inicio dos anos 70, a dupla fazia parte do elenco no programa humoristico "A praça da Alegria" do comediante "Manoel da Nobrega". O diretor da Rede Record, Paulo Machado, foi quem deu um "UP" na carreira televisiva da dupla. Surgia então na Rede Record o programa "Os Insociaveis", que ja trazia a formula do futuro "Os Trapalhões". O programa trazia no elenco, Renato Aragão, Dedé Santana e Roberto Guilherme (Sargento Pincel). Com o sucesso do programa, Renato sugeriu um novo integrante e Dedé foi o grande responsável pela entrada do musico/comediante "Mussum", que foi bem aceito desde a primeira participação.

Em 1973, o trio se transferiu novamente para a Tupi e la estrelaram "Os Trapalhões" que logo se tornou o programa "Carro-chefe" da emissora e em 1974, Renato eclementou para a o trio, Mauro Gonçalves (Zacarias). Devido ao enorme sucesso o quarteto foram contratados pela maior emissora do brasil, REDE GLOBO, e la se manteram Lideres de audiencia até o fim do programa em 1995.

Dedé e Didi se tornaram em dupla novamente após o falecimento de Mussum em 1994. Estrelaram como dupla em 1995,o programa "Os Trapalhões" na globo e no mesmo ano, levaram a nação "Portuguesa" aos delirios com o programa "Os Trapalhões em portugal" que durou até 1997.

Em Portugal, a dupla reviveu os tempos do auge da carreira, lançando produtos e dois bem sucedidos discos em versão protuguesa. Entre 1997 há 1999, a dupla atuaram juntos nos cinemas e foram recordistas como todas as suas produções. Nos anos seguintes a dupla seguiu rumos diferentes para a tristeza dos fãs, tendo um reencontro em 2004 no programa "Criança esperança".

Mas o que é bom nunca se acaba, em 2008 a dupla se une novamente para a alegria de todos os brasileiros e estão juntos até hoje e para SEMPRE!

Os dois, além de formarem uma dupla certa, são grandes amigos na vida real!