Pesquisar no site


Biografia "Manfried  Dedé Santana"

Seu nome na vida real é "Manfried Sant'anna", nasceu no dia 29 de abril de 1937 no municipio de São Gonçalo, estado do Rio de Janeiro, conhecido internacionalmente como "DEDÉ SANTANA".

Dedé Santana fez parte do mais famoso grupo humoristico do Brasil: "OS TRAPALHÕES". Alias, este grupo foi criado a mais de 44 anos, sendo contratados pela Rede Globo por mais de duas décadas como carro chefe de sua programação dominical. Seus programas sempre aos domingos as 19 horas ou em horarios e dias alternativos para as reprises (08:00, 11:30, 12:00 ou 17:30), bateram sucessivos recordes de audiencia e entraram para "Guinnes Book" (livro dos Recordes) como o programa de maior tempo na televisão.

Dedé iniciou sua carreira na barriga de sua mãe, que era uma contorcionista considerada na época a melhor da América do Sul.

Sua primeira atuação nos palcos aconteceu aos três meses de idade  quando "trabalhou" como o filho de uma interprete, que ocasionalmente era sua própria mãe. A peça era o famoso drama "A cabana do pai Thomaz". O mais curioso é que uma das cenas pedia para que a criança chorasse para melhor a dramatização, e assim o pequeno "Dedé" fez!

No circo, Dedé foi palhaço, acrobata, trapezista, domador de elefantes e chegou a fazer o "Globo da Morte". Foi tambem engraxate, verdureiro, ajudante de mecânico, cortador de camisa profissional e estudante de contabilidade. Nesta fase circence, Dedé chegou a interpretar o palhaço "Arrelia" no próprio circo do palhaço. Certa vez, Dedé que trabalhava pela manhã e interpretava o palhaço na matinê, chegou atrazado para o espetaculo e se esqueceu de pintar o rosto, levando o publico ao delirio e ganhando o titulo de "PALHAÇO DE CARA LIMPA".

Seu inicio de carreira  artistica foi extremamente dificil. Quando jovem, veio para o Rio de Janeiro tentar a sorte  no cinema, chegando em varios momentos a experimentar a fome.

Ficou aproximadamente seis meses dormindo nas calçadas de Copacabana durante o dia, e andando á noite para que a policia não o prendesse. Havia um forte motivo para suportar essas privações: "não queria voltar para a casa derrotado"! Como não conseguia entrar para o cinema, acabou por aceitar um emprego de faxineiro em um teatro.

Na primeira oportunidade passou a trabalhar como contra-regra. Certo dia, o ator  principal (Carlos Melo) faltou e não havia ninguem para substitui-lo, e como Dedé havia comentado no teatro que ja havia trabalhado em circo, o diretor propós a ele que tentasse interpretar o personagem.

Em decorrencia de sua garra e talento, sua atuação foi considerada excelente se tornando fixo na peça. A peça fez um enorme sucesso e Dedé foi agraciado com o prêmio de "MELHOR COMEDIANTE DE TEATRO" em 1961. Neste mesmo ano, Dedé iniciou sua carreira cinematografica no filme "Rio a noite".

A convite do comediante Arnoud Rodrigues, resolveu entrar na televisão, mais precisamente na extinta "REDE TUPI". Junto com o irmão "Dino Santana", formou sua primeira dupla: MALÓCA E BONITÃO, que tambem atuaram juntos em 3 longas e em uma rapida participação especial no filme "Se meu dolar falasse". No ano de 1964 conheceu "Renato Aragão" (Didi), formando uma das maiores duplas de todos os tempos "DEDÉ & DIDI". A dupla teve quimica desde a primeira vez, ganhando destaque imediato na midia e aos olhos de diversas emissoras e cineastras.

Após alguns anos, a dupla se transferiram para a tambem extinta " TV EXCELCIOR" e logo foram convocados para um novo programa sob a criação de "Wilton Franco". O programa era "Adoraveis Trapalhões" que contavam para o elenco "Ted Boy Marino" (Galã e lutador de tele-cath), Wanderley cardoso (Galã, cantor e idolo da juventude) Ivon Cury (cantor e ator) e Roberto Guilherme (conhecido como "Sargento Pincel"). Este foi o inicio d'Os Trapalhões.

Dedé e Didi se tornam presenças garantidas no cinema nacional nos anos 70 (e seguiu assim até o fins dos anos 90). Dedé tambem atuava no cinema com o irmão Dino Santana e em outros filmes paralélos, alem de diversas apresentações em circos, teatro e televisão.

O ator foi casado com a atriz Ana Rosa no início da carreira de ambos e eles tiveram dois filhos, dos quais um faleceu ainda pequeno. Depois ele teve outros casamentos, entre eles com a atriz Suzana Mattos.

No inicio dos anos 70, Dedé & Didi que tinham um quadro fixo no programa "A praça da Alegria", ganham um programa próprio na REDE RECORD devido ao enorme sucesso da dupla na atração e no cinema. O programa seria "Os Insociaveis" (Titulo que nunca agradou a dupla.) e Dedé é o responsavel pela entrada do trapalhão "Mussum" ao grupo. Ja em 1973, o trio se mudou novamente para a REDE TUPI, ja com o titulo fixo "OS TRAPALHÕES", e se desdobravam em 2 horas de programa, comerciais, shows pelo Brasil e  o cinema. Em 1974 a convite de Renato Aragão, Mauro Gonçalves (Zacarias) reforça o grupo e juntos eles formam o maior e mais famoso grupo humoristico do Brasil!

No ano de 1976, Dedé sofre um grave acidente durante as gravações do filme "O Trapalhão no planalto dos Macacos". Na cena, após  atropelar o pé de Mussum, Dedé não consegue reduzir a marcha da motocicleta e bate violentamente contra um poste, ferindo gravemente a cabeça e o braço. Após se submeter a cirurgias plastica e um tempo de molho, o Trapalhão retornou as gravações do longa.

Em 1977, Dedé & Os Trapalhões dão um "UP" na carreira do grupo! Assinam um contrato milhonario com a maior emissora do Brasil, "REDE GLOBO" (que vinha perdendo brulmente o ibope para o programa do quarteto nos tempos da TUPI).

Seis anos depois, mais precisamente em 1983, Dedé junto aos companheiros "Mussum & Zacarias", se unem e formam a produtora "DeMuZa" que mais tarde se torna a "ZDM". Com a produtora lançaram seu primeiro e unico filme sem a presença do trapalhão "Renato Aragão": ATRAPALHANDO A SUATE", alem de licenciarem shows, comerciais com a imagem do trio. No ano seguinte a produtora selou uma parceria com a produtora "Renato Aragão Produções Artistica".

Dentro de "Os Trapalhões", alem de ator, Dedé foi diretor de vários filmes do grupo e co-diretor do programa, realizando assim seu sonho maior. Aliando a sua competencia  ja conhecida,e a seriedade adquirida durante o cargo de diretor.

Os filmes dos Trapalhões, figuram como campeões de bilheteria no Brasil, sendo 7 filmes do grupo dentre os 10 com maior bilheteria da história. O grupo deixou registrado seu nome na história de nosso pais, nunca esquecendo sua origem: O CIRCO!

Dedé atuou em exatos 45 filmes, sendo 27 com Os Trapalhões, 10 em dupla com Renato Aragão, 3 longas com Dino Santana e 5 com participações especiais.

Conhecido como o mais mal humorado do quarteto, Dedé se converteu ao Cristianismo em 1993 por intermedio de seu filho "Atila Santanna" e segue até hoje realizando apresentações com canções gospel e testemunhos sobre sua vida e conversão, alem de uma apresentação humoristica. As apresentações do Dedé sempre levam pessoas a conhecerem ao amor e salvação por intermédio de Cristo e chegou a reunir em uma unica apresentação 150 mil pessoas em Belo Horizonte.

Dedé permaneceu contratado na Rede Globo até o final de 1996, sendo que o programa "Os Trapalhões" teve seu fim em agosto de 1995. Após o falecimento de Mussum, a dupla Dedé & Didi vão a portugal filmar uma série de programas para o pais, intitulado de "OS TRAPALHÕES EM PORTUGAL". Com atores portugueses e com a presença do amigo "Roberto Guilherme", a  dupla reviveu o auge da carreira, sendo lideres absolutos de audiencia e tendo diversos produtos lançados no pais. Entre eles se destacam  dois discos em versão portuguesa com musicas inéditas e alguns sucessos regravados e uma revista em quadrinhos que chegou ao Brasil com 3 edições. O programa teve seu fim no inicio de 1997 e foi lançado em vhs com os melhores momentos do programa em três volumes.

Com o fim definitivo do programa "Os Trapalhões", Dedé pôde ser visto neste periodo em diversas emissoras e em tres filmes ao lado do companheiro "Renato Aragão" no final dos anos 90. Realizando mais um sonho, o de interpretar um vilão no filme "O Trapalhão e a Luz azul" (1999). Neste mesmo ano, Dedé assume a "Escolinha do barulho" (Rede Record) como o principal professor.

Durante o novo milenio, Dedé passou por diversos programas como: Escolinha do professor Raimundo, Zorra total, Gente Inocente, Turma do perere, Sergio malandro, descontrole, A praça é nossa, até assumir um programa próprio; DEDÉ E O COMANDO MALUCO, que permaneceu no ar de 2005 até o fim de 2007, sendo lider de audiencia no horario. O programa comandado por Dedé chegou a ganhar diversas veses no ibope do programa Global "A Turma do Didi", quando ainda era exibido aos domingos no mesmo horario (12:30).

Com o fim do programa "Dedé e o comando Maluco" no inicio de 2008, Dedé retoma a dupla com Renato Aragão no programa "A turma do Didi", levantando o ibope da atração após sua entrada ao elenco fixo. Tambem no ano de 2008, surge a nova produtora do trapalhão, que leva o seu nome (DEDÉ SANTANA PRODUÇÕES).

Hoje, alem de administrar a produtora, Dedé faz diversas apresentações em circos e igrejas de todo Brasil, alem de gravar comerciais e se deslocar uma vez por semana ao Rio de Janeiro para gravação do programa "Aventuras do Didi", junto com Renato Aragão.

Dedé é casado com a gaucha "Christiane Bublitz" a quase 20 anos ( e sempre ressalta que a esposa "É UM PRESENTE DE DEUS"!)e convive com os filhos caçulas, Marcos, Yasmin e Daynara. Avô de 7 netos e pai de outros 5 filhos em casamentos anteriores!